Sabe o que é música?
Ligação harmônica entre todos os seres vivos...
Está ao nosso redor; tudo o que tem que fazer é escutar!
(O som do coração)
Altura
O ensino de Teoria Musical também pode ser repassado com a utilização de uma abordagem simples, dinâmica e divertida. Para isto, existem diversos recursos para o trabalho com diferentes temas e conteúdos musicais que poderão ser usados para qualquer faixa etária, como brincadeiras musicais, recursos tecnológicos na musicalização e projetos interdisciplinares com a linguagem musical.
Segue algumas ideias que poderão ser usadas, de acordo com o assunto a ser ensinado ou revisado nas aulas de música.
SOM
Dinâmica: Cada aluno ou representantes de cada grupo ouvirão um som cada e responderá se o mesmo é grave ou agudo.
Dinâmicas musicais
Duração
Dinâmica: Os representantes de cada grupo pegarão uma imagem cada na caixa e responderão se o instrumento produz apenas sons curtos, longos ou os dois.
Timbre
Dinâmica: Cada aluno ou representantes de cada grupo ouvirão um som cada e responderão de que instrumento foi produzido.
Intensidade
Dinâmica: Os grupos ficarão afastados e interpretarão a variação de intensidade da música “5 sinfonia de Beethoven” ficando em pé nos sons fortes, e agachados nos sons fracos.
MÚSICA
Dinâmica: Dois representantes de cada grupo pegarão uma imagem aleatória na caixa e responderão se o instrumento é melódico ou harmônico.
Sons melódicos e harmônicos

Ritmo
Dinâmica: Distribuir dois papeis com figuras para cada grupo, que farão a linguagem rítmica (Compasso 4/4). Cada grupo terá duas oportunidades e para isso deverão discutir como apresentar cada ritmo.

FIGURAS
Figuras de som e de silêncio
Dinâmica: Distribuir para cada grupo papéis com todas as figuras de som e seus respectivos números, as figuras de silêncio e as pausas, recortados separadamente e misturados, para que cada grupo possa construir um quadro comparativo.


Seminário
OUTROS TEMAS

O instrutor lançará bexigas cheias de ar e com os temas dentro, escritos num pedaço de papel, e cada grupo pegará uma. Após o tempo de preparação, determinado pelo ministrador, os grupos apresentarão explicações sobre o tema (em quadro, oralmente ou em cartazes).
Exemplos de temas:
-
BARRAS DE COMPASSO - Grupo deve apresentar as barras de compassos e suas funções.
-
ACENTUAÇÃO MÉTRICA DOS COMPASSOS - Grupo deve apresentar a definição e como é a acentuação em cada tipo de compasso.
-
CLAVE - Grupo deve apresentar as claves, a definição e onde são escritas.
-
LINHAS E ESPAÇOS SUPLEMENTARES - Grupo deve apresentar a definição de pauta e definição das linhas suplementares.
-
METRÔNOMO E DIAPASÃO - Grupo deve apresentar as definições e para que são usados.
-
SOLFEJO E LINGUAGEM RÍTMICA - Grupo deve apresentar os movimento do solfejo nos compassos simples, o movimento para a linguagem rítmica e o levare.
-
FÓRMULA DE COMPASSO – COMPASSO SIMPLES - Grupo deve apresentar a definição, significado do número superior, da U.T. e da U.C.
-
RESPIRAÇÃO - Grupo deve apresentar símbolos de respiração e como executá-los.
Dinâmica: Cada grupo escolherá um representante que receberá uma placa com o número de seu grupo. O “grupo 1” iniciará a brincadeira jogando o dado, e assim, os demais jogarão na sequencia dos grupos. Regras: 1. O representante deverá jogar o dado e ficar atento, seguindo as indicações da tecla onde chegou. Se cair numa tecla que indica “perg.”, ele pegará uma pergunta na caixa sobre teoria musical que será lida pelo instrutor e responderá a mesma; se acertar avançará (A) e se errar voltará (E), de acordo com o que indica a tecla: bemol ou 1/2 t ou 1 st (volta 1 tecla), dobrado bemol ou 1 t ou 2 st (volta duas tecla), sustenido ou 1 st (avança 1 tecla), dobrado sustenido ou 1 t (avança duas tecla) e bequadro (continua na mesma tecla), assim como "A" ou "E" 3 st (semitons) deve avançar ou voltar 3 teclas respectivamente. Da mesma forma será se o representante cair numa tecla que indica uma bexiga amarela, onde escolherá uma bexiga para estourar e responderá a pergunta sobre conhecimentos musicais gerais. Se cair numa tecla que indica barra de repetição, o mesmo terá que voltar até onde está a outra barra. Se cair numa tecla que indica fermata, ficará uma rodada sem jogar. Se cair na tecla “A. piacere” deverá escolher se permanece ou jogará o dado e escolherá se avançará ou voltará as teclas referentes ao número do dado. 2. Cada representante terá 30 segundos para responder à pergunta que começará a ser contado pelo instrutor após o término da leitura. Dentro desse tempo o representante poderá consultar o grupo, voltar e responder uma única resposta, que poderá passar do tempo caso já esteja respondendo à pergunta. 3. Os grupos que fizerem barulhos desnecessários, ou se desorganizarem perderão pontos. 4. Cada resposta certa promoverá ao grupo 1 ponto. O grupo que chegar ao final por último receberá 5 pontos, o penúltimo 10, o antepenúltimo 15 e assim respectivamente, de acordo a quantidade de grupos.
Tabuleiro
